domingo, 4 de abril de 2010

Como você Administra Seu Dinheiro?

Essa é uma grande equação na vida dos profissionais que vivem de remuneração Variável. Alguns não Sabem exatamente quanto ganha e outros sabem quanto ganham e não sabem com o que gastam.

Percebemos ao longo dos tempos que muitos vendedores ganham razoavelmente bem e não consegue construir nada na sua vida pessoal. Por que isso acontece?

Na maioria das vezes o padrão de vida é maior que os ganhos reais e o vendedor acabam por fazer dívidas de longo prazo e esquece que, como a maior fatia de seu salário é renda variável, podem acontecer situações que um mês possa vir a ser menor que o outro – Resultado? As prestações vão está lá, mas o dinheiro para honrar o compromisso não.

Um exemplo recente que desequilibrou a finanças de muitos vendedores foi a redução do IPI para carros. Muitos viram as vantagens de se comprar um carro e as prestações que cabiam no seu bolso e não calcularam, que para manter esse bem o custo é bem mais elevado. Seguro, IPVA, Estacionamento, Combustível... Essa situação deixou muitos vendedores com suas finanças desequilibradas e alguns se meteram em encrencas bem pior, como CPF negativado e risco de perda do bem.

Segue seis dicas de como administrar bem seu Dinheiro:

1 - Nunca gaste mais do que ganha. Independentemente do valor do seu salário, se você gastar mais do que recebe, sempre estará devendo e nunca poderá economizar. Faça um orçamento e respeite.

2 - Se você tem dívidas, pague-as o mais rápido possível. Não deixe que elas se acumulem. Se você usa cartão de crédito, pague sempre o total da conta. Os juros de financiamento do saldo devedor costumam ser muito altos.

3- Economize, pelo menos, uma pequena quantia todos os meses. Recomenda-se guardar, no mínimo, 10% da renda. Abra uma conta de poupança em um banco e transfira para ela mensalmente a quantia que decidir economizar. Assim você se habituará a não "contar" com esse dinheiro.

4 - Crie uma reserva para emergências. Antes de pensar em aplicações de médio e longo prazo, você precisa contar com uma poupança que cubra, pelo menos, seis meses do seu orçamento. Não deixe as suas reservas paradas; aplique-as para obter rendimentos e se proteger da inflação. O único que ganha com dinheiro parado na conta corrente é o banco.

5- Informe-se sobre investimentos financeiros. Leia sobre o assunto na internet ou em revistas e livros, faça cursos e participe de seminários. Assim você poderá tomar decisões ponderadas e objetivas ao discutir suas decisões com corretores de seguros, Gerentes de bancos ou outras entidades.

6- Planeje as suas metas financeiras. Crie o seu próprio "plano de negócios", como se fosse uma empresa. Comece, o mais cedo possível, a contribuir para um fundo de investimentos ou um plano de previdência privada para garantir uma vida confortável após a aposentadoria. Você pode aderir ao plano oferecido pela empresa onde trabalha ou fazer um programa individual de investimentos exclusivamente com esse objetivo.

Lembre-se que nossa vida funciona como uma empresa e precisa ser bem administrada. Pense nisso!

Autor: André Fernandes
Blog: Profissionais de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blog Upp!!!