domingo, 31 de janeiro de 2010

O ponto de venda é cada vez mais importante, o consumidor se comporta de maneira diferente em cada ponto de venda - Surge uma nova divisão:

• Shopper: A pessoa que faz a compra na loja.
• Consumidor: Quem consome o produto.




Com Base nesses estudos de comportamento em loja, tanto promotores como vendedores devem ficar atentos para posicionar seus produtos de forma a facilitar a decisão de compra do Shopper (Comprador) a fim de ter sucesso no giro de produto e fortalecimento de sua marca.

È comum em varias lojas espalhadas pelo país verificar a dificuldade que o Shopper (Na sua maioria Mulheres) sofre para ter acesso a alguns produtos. Lembre-se que a estatura média da mulher Brasileira é de 1,63m (fonte IBGE) e muitos produtos estão nas últimas prateleiras das gôndolas que muitas vezes tem quase dois metros de altura. Qual a solução? Fazer um planejamento de um planograma verticalizado (para as principais marcas de alto giro) contemplando visibilidade e acessibilidade ao Shopper.



Lembre-se: O Sell out. (Giro do produto) é o indicador mais importante de vendas, de nada vale vender e não girar no PDV. Pense nisso, O Shopper é quem decide se nosso trabalho foi ou não bem executado – Isso só acontece quando ele leva nossos produtos para casa.



André Fernandes
Blog: Profissionais de Vendas.

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