quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O PODER DO CLIENTE INSATISFEITO

Como estou atendendo meus clientes? Prefiro atender o celular o dar-lhes atenção? Ouço atentamente suas colocações buscando soluções ou me distraio com outras situações ao meu redor? Como trato os que parecem ser menor em faturamento? O Discurso de Sam Walton, fundador do WALMART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários pode nos ajudar a entender um pouco esse assunto.



Quem sou eu?

* Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
* Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
* Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
* Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça de roupa, mas não reclama quando a recebe após três semanas.
* Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
* Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos e espera pacientemente, enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se:

Sabe quem eu sou?

"EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA"!!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de "CORTESIA".

"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR".

SAM WALTON - FUNDADOR DA WAL-MART, MAIOR CADEIA DE VAREJO DO MUNDO.

Não esqueça que o sucesso ou fracasso de nossa carreira está nas mãos deles. Pense nisso ao fazer seu planejamento de vendas!

Tatiane Fernandes
Blog Profissionais de Vendas

Um comentário:

  1. André,

    Muito legal este Bloog. Você é um homem determinado e antenado naquilo que você se propõe a fazer. Parabéns!!! Nós da Dinamica Promoções, desejamos muito sucesso e que Deus estaja iluminando-o para que seus sonhos se concretizem.
    Cristiane Rangel

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