terça-feira, 30 de março de 2010

Raciocínio Rápido – Qualidade Importante Para o Profissional Moderno!

A amada do Rei estava morta! O Rei assolado pelo seu pesar, convoca a sua presença o Astrólogo que previu a tragédia – Exclama o Rei: “Pretendes ser tão sábio e esperto, então me diz qual será a tua sina?” - “O Astrólogo respira e responde:” Majestade, prevejo que morrerei três dias antes do Senhor” – O raciocínio rápido salvou a vida desse Astrólogo!


No nosso dia a dia nos confrontamos com situações em que precisamos raciocinar rápido a fim de não perdemos ou simplesmente manter o negócio em andamento. Lembre-se: O raciocínio rápido está ligado a bagagem de informação que você carrega bem como o uso que faz dela.

Pense no caso acima quando se confrontar com situações difíceis!

Autor: André Fernandes
Blog. Profissionais e Vendas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ricardo Eletro e Insinuante unem operações!

O ano de 2010 começou marcado por aquisições e fusões. Segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers, a previsão para 2010 é de que 700 fusões e aquisições sejam realizadas no Brasil. Se isso for confirmado, o país ficará pouco atrás de 2007, quando bateu o recorde de operações, com 721 fusões.

De acordo Alexandre Pierantoni, sócio da Price "Desde o início de janeiro estamos tocando uma média de 25 transações".

A mais nova anunciada foi da rede de varejo baiana insinuante com a mineira Ricardo eletro. formando uma varejista de móveis e eletrodomésticos com cerca de 500 lojas em 19 estados.


Novas fusões acontcerão ainda esse em diversos seguimentos do varejo.

Fontes: Revista Exame (Fusões e Aquisições) e o Globo (Insinuante e Ricardo Eletro)



Blog: Profissionais de Vendas
André Fernandes

sexta-feira, 26 de março de 2010

GESTÃO DO FÓSFOR0 !!!

Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.

Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.

Quando chegà recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave.
Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: "-Bem-vindo ao Venetia!"

Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.

No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.

Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.

Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. "Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?"
Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.

O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?

Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.

Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas.

O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!

Lembrando que:
Esta mensagem vale para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam desapercebidos.

Autor: Samuka San

Blog: Profissionais de Vendas
André Fernandes

quarta-feira, 24 de março de 2010

Expectativa de faturamento é recorde para a Páscoa 2010

A páscoa desse ano promete! De acordo com a matéria publicada pelo Serasa, no último dia 22 de Março.


O crescimento médio esperado para o faturamento é de 9,3% e, na visão dos que esperam queda, o decréscimo médio será de 8,7%. Levando-se em consideração as parcelas do empresariado que acreditam em elevação (58%), estabilidade (32%) e queda (10%) no faturamento da Páscoa de 2010, isso significa que os empresários esperam um crescimento de 4,5% no faturamento da Páscoa deste ano em relação à de 2009, na média ponderada.


Para os Profissionais de Vendas que trabalham diretamente com Ovos e produtos correlacionado com a Páscoa essa é uma grande oportunidade de alinhar seus planejamento e investir junto com sua equipe de Trade em trabalhos de execução atrativos, como esse em destaque realizado na loja Extra de Aracajú sobre a responsabilidade da Vendedora Maria a Izabel Viana e Promotora Tatiane de Jesus Nascimento(Distribuidora Asa Branca-SE).

Abaixo Link com matéria completa do Serasa.
http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/tempo-real/expectativa-de-faturamento-e-recorde-para-a-pascoa-diz-serasa.html

Fonte: Serasa
Blog: Profissionais de Vendas
André Fernandes

Planejamento – Ferramenta indispensável – Parte II

As grandes empresas se planejam para cinco dez anos à frente e algumas fazem seu Budget (Orçamento) anual. Para fazer seu planejamento diário é preciso que ao menos você saiba sua meta mensal. E é exatamente desse tópico que iremos começar nosso planejamento:


Planejamento Mensal:

O primeiro passo é se conscientizar que seu planejamento deve está pronto ao menos dois dias antes do 1º dia útil. Nesse período você provavelmente estará correndo para o fechamento do mês corrente, sua atitude te dará um pouco de trabalho nos dois primeiro meses, assim como alguém que não pratica atividade física e voltar a malhar. Quais os itens que deverei levar em conta num planejamento mensal? Abaixo encontraremos dez dicas que devem ser levados em conta para um bom planejamento:



• Analise de Store Check;
• Analise de resultados;
• Ações de Marketing e Trade;
• Política comercial.;
• Previsão de demanda;
• Distribuição de cotas;
• Agenda de visitas e viagens;
• Relatórios de despesas;
• Objetivos de cada visita;
• Prospecção de clientes.

Quem quiser saber um pouco mais sobre cada dica, favor postar seu comentário no Blog ou me enviar um e-mail.

Autor: André Fernandes
Blog: profissionais de Vendas.

domingo, 21 de março de 2010

NÃO JOGUE A CULPA NOS OUTROS!

Uma empresa estava dando prejuízo e os funcionários sentiam-se extremamente desmotivados. Era preciso fazer algo para reverter o caos. Ninguém, porém, queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectiva de progresso na empresa.

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento na empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes". Todos ficaram curiosos para saber que pessoa andara impedindo o crescimento deles na empresa. E foram lá ver.Conforme os funcionários se aproximavam do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que andava atrapalhando o meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu...

Um a um, agitados, os funcionários aproximavam-se do caixão, olhavam para dentro dele e engoliam em seco, caindo em seguida no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma. No visor do caixão havia sido colocado um espelho.

A mensagem atingiu a todos: só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento e o da empresa: você mesmo.

Fonte: O Que Podemos Aprender com os Gansos
Alexandre Rangel.

Blog: Profissiomais de Vendas
André Fernandes

quarta-feira, 17 de março de 2010

Planejamento – Ferramenta indispensável – Parte I

A diferença entre um profissional bem sucedido e os demais é sua atitude junto com o tempo que dedica ao planejamento. Uma pergunta de retórica: “Você caro leitor, fez seu planejamento hoje antes de ir a campo”? Se positivo, meus Parabéns! Caso contrário não desanime, você está entre a maioria de um grupo de 70% de vendedores – Por que então é tão difícil para um vendedor se planejar? Essa pergunta ainda não teve acadêmico que conseguisse responder o porquê.


O planejamento está ligado ao organizacional e comportamental de cada profissional. Aqueles que enxergam as oportunidades de crescer dentro de uma organização se preparam para alinhar seus objetivos profissionais com o crescimento da empresa e passam a dominar suas responsabilidades com a perspicácia de uma águia: enxergam além do obvio.

Esses profissionais apreendem a dominar técnicas de vendas, negociações, pós vendas e acima de tudo conseguem manter um excelente Store Check. Sabem o que a empresa vendeu no mesmo período e no ano anterior, sabem suas sazonalidades, tendências de mercado, mudanças micro e macro econômica... Talvez você pergunte: O vendedor tem de ser também economista? Muito mais que isso! Precisa ter e dominar informações. Já parou para pensar que o consumidor entrava num supermercado para comprar apenas um creme dental e que agora ele se vê diante de uma gôndola sem saber que tem creme para dentes sensíveis, com flúor, com 12 proteções... Essas mudanças, a competitividade, a busca pela excelência tem levado cada dia a necessidade de mudanças por conta do profissional moderno.
O dia tem 24 horas para todo mundo, o que fazemos com ele é o que fará a diferença no nosso dia a dia. O planejamento pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral e anual... Vamos explanar cada um deles nas próximas matéria.

Aguardem a Parte II

Autor: André Fernandes
Blog: Profissionais de Vendas

domingo, 14 de março de 2010

Prato de Arroz

“Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando”.

Vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se
vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim e geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores!

Respeitar as opções do outro “em qualquer aspecto” é uma das maiores”.
Virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, “agem”.
diferente” e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas “compreenda


Blog: Profissionais de Vendas
André Fernandes

sexta-feira, 12 de março de 2010

Vendas do comércio sobem 2,7% em janeiro, aponta o IBGE

As vendas no comércio no país em janeiro cresceram 2,7% na comparação com dezembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em dezembro, o desempenho do varejo havia caído 0,4%


Em relação a janeiro de 2009, houve alta de 10,4%. No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, as vendas cresceram 6,2%.

A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 3% em janeiro, na comparação com o mês anterior. Em relação a janeiro de 2009, a receita do comércio aumentou 12,3%.

As vendas no comércio varejista ampliado --que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo-- registraram alta de 10,3% em janeiro, frente a dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses houve alta de 7,4%.

As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 10,3% na comparação com dezembro. Já as vendas de material de construção no varejo registraram alta de 9,5%.

Na comparação com dezembro, as dez atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos (7,9%), Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (5,8%) e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (3,2%).

Em relação a janeiro de 2009, o resultado foi positivo para todas as áreas avaliadas, principalmente os setores de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (10,2%), Móveis e Eletrodomésticos (17,7%), Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, de Perfumaria e Cosméticos (10,3%) e Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (32,2%).

Fonte: Folha Online 11/03/2010
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u705328.shtml

Blog: Profissionais de Vendas
André Fernandes

terça-feira, 9 de março de 2010

GBarbosa compra rede de supermercados no Ceará

A rede varejista chilena Cencosud conquista mais uma posição no Nordeste com a aquisição da rede cearense Super Família por US$ 33,1 milhões. No pacote estão 4 lojas e uma central de distribuição em Fortaleza, que faturam US$ 120 milhões anuais, mas a projeção é atingir US$ 140 milhões em 2010. O acordo foi fechado com a União Comércio de Alimentos Ltda, empresa de Andre Luis Augusto Pires, Bruno Augusto Pires e Leonardo Augusto Pires, que tem 1.200 empregados. A rede de supermercados G Barbosa, a primeira compra da Cencosud no Brasil em 2007 - depois veio a Mercantil Rodrigues, também em Salvador - conta com 20 hipermercados, 30 supermercados e 47 farmácias nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Seu presidente é o baiano de Feira de Santana, Silvio Pedra. O grupo chileno pretende investir US$ 700 milhões este ano no Brasil.


Fonte: Bahia Negócios On Line
http://www.bahianegocios.com.br/VerNoticia.aspx?id=8039 

Blog; Profissionais de Vendas
André Fernandes

segunda-feira, 8 de março de 2010

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Deus na sua sabedoria escolheu a mulher para expandir a raça humana e todo o mortal que direta e indiretamente conhecemos seja anônimo ou famoso, rico ou pobre, simples ou intelectual... Teve origem feminina. Todos se alimentaram em seus seios, todos um dia já dormiram em seu colo, todos choraram seus conselhos e todos sentiram um dia seu amor.


A história da humanidade existe por força da mulher que erroneamente ainda é chamada de sexo frágil por uma sociedade ainda com requisos machista. Os homens podem ter a estrutura física aparentemente mais forte do que a de uma mulher, porém inveja sua resistência a dor e ao sofrimento, sua força ao cuidar de seus filhos mesmo sem a presença masculina e sua vontade e força de vencer.

Essa data foi marcada pela luta das mulheres em melhorar suas condições de trabalho e seu lugar no mundo profissional e em querer provarem que a mulher pode ser igual ou superior ao homen no mercado de trabalho. Desde que foi celebrado o 1º dia intencional da Mulher em 28 de Fevereiro de 1909 em nos Estados Unidos da América, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher )por iniciativa do Partido Socialista da América, elas não pararam mais,
daí em diante se tornaram excelentes profissionais, passaram assumir cargos de lideranças e além de tudo conseguem desempenhar o papel de donas de casa, ajuda na renda familiar, na educação dos filhos e desempenhando um duplo papel: O de Profissional e Mulher. Isso após cumprir a mesma jornada de trabalho dos homens.


Hoje 08 de Março de 2010 é apenas mais um dia em que nos rendemos aquela que se tornou responsável pela continuação da espécie humana e que sua maior conquista, são gestos e palavras de amor vinda de dentro de sua casa.

Feliz dia Internacional das mulheres!!!
Uma homenagem do Blog: Profissionais de Vendas!!!

Autor André Fernandes
Blog: Profissionais de Vendas

sábado, 6 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DE METAS CLARAS

Havia um atleta experiente que praticava salto com vara. Em cada série de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo no mínimo oito vezes. Um dia, ele aceitou um convite para fazer uma série de dez saltos, porém com uma pequena diferença: no alto das traves, não haveria nenhum sarrafo a ser ultrapassado. Depois de realizar os saltos, ele afirmou que aquela experiência não havia alterado em nada sua técnica de salto nem seu desempenho. Mas o que ele não sabia era que pesquisadores haviam instalado um sensor eletrônico na altura onde ficavam os sarrafos. O resultado mostrado pelo sensor foi que na série de dez saltos a barra eletrônica só foi ultrapassada quatro vezes, ou seja, um índice bem abaixo do desempenho normal do atleta.

Isso mostra como o estabelecimento de metas é fundamental para o ser humano. Por mais que o esportista tivesse se esforçado para executar os saltos como normalmente fazia, o simples fato de não visualizar a meta a ser ultrapassada comprometeu seu desempenho. Quando as pessoas não têm metas claras a ser alcançadas, não podemos esperar que atinjam bons resultados. Um bom gerente, um bom líder, estabelece metas a ser seguidas e as divulga entre seu pessoal, para que toda a equipe possa "dar o salto para ultrapassar o sarrafo".


Fonte:
"O Que Podemos Aprender com os Gansos", de Alexandre Rangel.

Blog: profissionais de Vendas
André Fernandes

sexta-feira, 5 de março de 2010

PESQUISA COM CONSUMIDORES MARKETING FORCE INFORMATION

ABAIXO MATÉRIA QUE CONSTATOU COM CONSUMIDORES NORTE-AMERICANOS QUE MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A PROPAGANDA, A EXPERIMENTACAO DE UM NOVO PRODUTO PELO CONSUMIDOR TEM COMO PRINCIPAIS MOTIVADORES:


AÇÕES DE MERCHANDISING 39%
PROMOÇÕES 31%
NDICAÇÃO DE AMIGOS 22%
PROPAGANDA 8%
“... traz indicativos que não devem ser descartados. Um dos principais é o reforço à idéia de que nenhum novo item deve ser “abandonado” na gôndola...”

OS DADOS REFLETEM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR AMERICANO, PORÉM OS RESULTADOS SÃO RELEVANTES E NÃO PODEM SER DESCARTADOS PARA O PUBLICO BRASILEIRO.
O que leva o cliente a experimentar um novo produto


Supermercadistas não cansam de avisar que as gôndolas não são elásticas, mas as indústrias continuam a anunciar enxurradas de lançamentos. A tensão existente nessa relação só se transforma em problema, quando os novos itens não passam de réplicas de produtos já existentes. Esse “mais do mesmo” só divide vendas, sem agregar praticamente nada à categoria. Por outro lado, o surgimento de produtos inovadores, focados em ampliar o universo de consumo, é sempre uma boa notícia.

Essa constatação, no entanto, não basta para entender o que faz um consumidor experimentar uma novidade. Para uma melhor compreensão desse processo, a consultoria Market Force Information ouviu seis mil consumidores norte-americanos com idade entre 19 e 72 anos – a grande maioria (75%), mulheres responsáveis pelas compras da casa. O resultado, publicado pela revista Progressive Grocer, em seu site, mostra que as ações de merchandising, citadas por 39% dos respondentes, são as principais responsáveis pela decisão de levar pra casa uma nova marca ou versão.

Promoções também constituem importante incentivo na compra de algo novo, tanto que o quesito foi citado por 31% dos respondentes. Em terceiro lugar apareceram as indicações de amigos ou conhecidos, com 22% de participação. Esse boca a boca se tornou tão importante a ponto de superar até os investimentos em propaganda, algo que, pelo menos nos EUA, convence apenas 8% dos consumidores entrevistados.

Claro que a pesquisa reflete o comportamento de consumidores diferentes dos brasileiros, no entanto traz indicativos que não devem ser descartados. Um dos principais é o reforço à idéia de que nenhum novo item deve ser “abandonado” na gôndola. Se a novidade tem a ver com o público da loja e pode elevar giro e rentabilidade da categoria, nada melhor do que dar a ela uma boa visibilidade. Vale acertar com o fornecedor, no momento da negociação, ações de merchandising como abordagem de promotoras, experimentação e distribuição de amostras, além da inserção de materiais como displays e faixas de gôndola. Afinal, esperar que somente os investimentos em propaganda feitos pelos fabricantes garantam vendas é um erro confirmado pelos números.

Joel Feldman
Blog Profissionais de Vendas

Blog Upp!!!